DICAS: COMO LIMPAR SUA CAIXA D’ÁGUA

Limpar a caixa d’água é fundamental para que a água chegue em condições de ser utilizada na sua casa, isto é, nada adianta a água chegar tratada e pronta para consumo na sua residência se a caixa da água estiver suja.

Uma caixa d’água suja pode contaminar a água, causar doenças e atrair insetos e pequenos animais; o ideal é que a caixa d’água seja limpa a cada dois meses.

Realizar a limpeza da sua caixa d’água é bem simples, reserve um final de semana para realizar a tarefa.

Primeiramente, atente-se a sua segurança na hora da limpeza – geralmente, as caixas d’água ficam em locais altos e de difícil acesso – se você for utilizar uma escada para chegar até o local verifique se ela bem firme e posicionada.

Durante a limpeza da caixa d’água deixe o registro fechado ou amarre a boia, utilize alguns baldes para retirar a água da caixa d’água. Deixe uma quantidade de água dentro da caixa d’água – aproximadamente uns 10 centímetros – e utilize-a no momento da limpeza.

Para que a sujeira não saia, tampe a saída com um pano ou outro material. Em seguida, utilize um pano úmido realizar a higienização, se a sua caixa d’água for de fibrocimento substitua o pano úmido por uma escova macia ou de fibra vegetal. Em hipótese alguma utilize produtos químicos, vassouras, sabão ou detergentes.

Após limpar a superfície, retire a água que foi utilizada nessa etapa. Neste momento deixe entrar um pouco de água e adicione dois litros de água sanitária – o ideal é que seja utilizado 1 litro de água sanitária para cada 1000 litros de água. É importante que essa solução seja aplicada também nas paredes e tampa da caixa d’água. Aguarde cerca de duas horas e então retome a limpeza.

Depois de duas horas, a caixa já está limpa. Abra o registro novamente e utilize essa primeira água para lavar o quintal, banheiros, calçadas, etc.

Comentários